Terça, 9 de abril de 2019


(Nm 21,4-9; Sl 101[102]; Jo 8,21-30) 
5ª Semana da Quaresma.

“Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo” Jo 8,26.

“Este texto do evangelho de João nos chama a atenção para o esforço que Jesus faz para mostrar aos judeus a sua verdadeira identidade. Não podemos entendê-lo a partir da sua identidade e, por isso, foi incompreendido em sua missão. Deixaram de buscar Jesus, a Luz do mundo (c. Jo 8,12), para se fecharem em sua própria noite: a noite de seu pecado. Não puderam entender que a vida de Jesus era pura boa vontade e doação, amor e misericórdia, e, por isso, não conseguiram entender as suas palavras, que eles eram do mundo e Ele era do alto. Não compreenderam o sentido último de sua presença, de sua vida de serviço e doação. Não puderam compreender que Jesus nos queria voltados para o Pai, participantes de sua convivialidade próxima e terna. Não o identificaram como a pessoa que abriria o caminho para uma vida mais humana, menos legalista para transformar este mundo de acordo com o projeto do Pai. Consciente de sua missão, Jesus não arredou o pé do motivo principal de sua vinda ao mundo: ‘trazer a dar a vida em abundância’ (cf. Jo 10,10). Convidou-nos a todos a buscar sempre a justiça, o perdão, a verdade e a paz. Quando olhamos hoje as pessoas que são capazes de se ‘fazerem pequenos com os pequenos, pobres com os pobres’, temos dificuldade em aceitar, reconhecer e valorizar a sua opção. Continuamos ainda a nos afogar em nossas incompreensões, em desfazer de vocações proféticas que continuam a missão de Jesus de apontar os pecados sob os quais morremos se não nos convertemos ao projeto de Jesus. Discípulos(as) e missionários(as) que somos hoje, somos convocados a seguir os passos de Jesus, trabalhando o projeto humanizador do Pai que é de justiça para todos semeando em toda parte a paz e o bem. – Graças, Senhor, porque nos revelastes, com ternura e misericórdia, que a sua vida foi entregue para a salvação que vem do Pai” (Magda Brasileiro – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes). 

Pe. João Bosco Vieira Leite