Terça, 30 de julho de 2024

(Jr 14,17-22; Sl 78[79]; Mt 13,36-43) 17ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus respondeu: ‘Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem’” Mt 13,37.

“Todo bem procede de Deus. Tudo o que de bom existe em você procede de Deus; é ele quem semeia nos corações a doutrina e a vida do Reino. A ele, pois, você deve pedir tudo o que de bom você precisa ou deseja. O campo é cada homem, é você, seu coração, em cuja terra tanto podem depositar-se as sementes do trigo quanto as do joio, as do bem quanto as do mal, a espalhada pela mão amorosa de Deus, como a jogada pela mão do inimigo de sua alma. O campo pode ser também o mundo inteiro, sem exclusivismos, sem preferências: a doutrina de Jesus é para todo o mundo; assim se expressa a universalidade do Reino. ‘A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno’(v. 38). Com esta expressão de ‘Filho de ...’ se quer dizer os adeptos do Reino e os adeptos do Maligno que se esforça para por impedir o advento do Reino; indubitavelmente que você é chamado(a) para ser boa semente, filho de Deus, filho do Reino e como tal construir o mundo novo que o Reino exige, opondo-se, assim, à ação dos causadores de iniquidade. ‘O inimigo, que semeia, é o demônio...’ (v. 39). Inimigo de Deus e inimigo do homem, inimigo da verdade e do bem, e por isso, inimigo também do Reino. ‘A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos...’ (v. 39). Consequentemente, até que chegue o momento da colheita, ambos: os filhos do Reino e os filhos do Maligno, deverão viver misturados, jogando ambos os punhados de semente do bem e do mal; por último, no fim do mundo, o trigo será colhido e guardado no celeiro do céu, enquanto o joio será queimado no fogo. ‘Haverá choro e ranger de dentes...’ (v. 42). Era esta uma expressão rabínica na qual o choro é metáfora que expressa a dor, enquanto o ranger de dentes expressa metaforicamente o furor do desespero. E será somente então que ‘os justos brilharão como o sol no Reino do Pai’; isto é, Jesus aponta aqui para uma solução escatológica de todos os sucessos da vida do mundo. A luz na Sagrada Escritura aparece como símbolo da glória e da felicidade, daí que várias vezes se mencione na Bíblia que ‘os justos resplandecerão como o sol’ (v. 43). O Reino tem duas fases: terrestre e celeste; a celeste é somente para os bem-aventurados; porém o Reino, na sua fase terrena, isto é, a Igreja, não é constituído somente de justos predestinados, mas está integrado por justos e pecadores; a Igreja reconhece que não é uma comunidade dos eleitos, pois abrange membros que não são fiéis. Deus tolera a presença destes membros na Igreja, como tolera no mundo em geral; mas o juízo decidirá o destino final dos justos e dos malvados e assim purificará por completo o Reino” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite