Sábado, 07 de março de 2020


(Dt 26,16-19; Sl 118[119]; Mt 5,43-48) 
1ª Semana da Quaresma.

“Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
Assim vos tornarei filhos do vosso Pai que está nos céus...” Mt 5,44-45.

“Antônio Marcos trabalhava numa empresa que tinha uma grande produção de automóveis. Ele tinha um posto de chefia num dos escritórios principais da firma e sentia que seu colega Luiz Carlos, quando podia, boicotava suas ideias. Na verdade, Luiz Carlos tinha inveja dele e queria o lugar dele e o salário que era muito melhor que o seu. Um dia, não aguentando mais, foi aconselhar-se junto ao psicólogo da empresa que, por sinal, era cristão. E ele lhe disse: ‘Amigo, pelo que sei de você, você é cristão, não é mesmo?’ Ao perceber a resposta afirmativa pelo aceno de sua cabeça, o psicólogo disse-lhe: ‘Eu também sou. Por vezes não é fácil ser cristão, mas busca força junto a Deus. Lembra que Jesus nos disse em seu Evangelho que devemos amar as pessoas que não gostam da gente e orar pelos que nos perseguem? Pois é isso que lhe recomendo. Retribui o mal com o bem; ora por ele e não demonstre raiva, mas, sim, amor. Vá lá que seu modo de ser desperte nele respeito e amizade por você’. E não é que foi isso que aconteceu? É claro, nem sempre conseguimos que os que não gostam da gente venham gostar de nós. Porém, por que não tentar, demonstrando com nossa maneira de ser que de fato somos filhos de nosso Pai que está nos céus? É fácil amar quem procura o mal? Não, não é. Contudo, não é impossível. O amor de Deus que perdoa todas as nossas transgressões por causa de Jesus tem este poder de nos transformar. Por isso, deixemos o Espírito Santo guiar nossas vidas da mesma maneira que Antônio Marcos deixou. Deus, ao longo de nossas vidas, nos fará muitas surpresas maravilhosas, pode acreditar. Amém. – Bondoso Pai Celeste, tu que fazes morada em meu coração, continua a mover-me a amar e a orar pelos que não gostam de mim. Que eu, que sei quanto é bom ser amado e perdoado por ti, ame e perdoe a quem peca contra mim. Em nome de Jesus. Amém. (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite