Sexta, 20 de março de 2020


(Os 14,2-10; Sl 80[81]; Mc 12,28-34) 
3ª Semana da Quaresma.

“O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo com a ti mesmo!
Não existe outro mandamento maior do que estes” Mt 12,31.

“Marquinho era filho de um casal que todo domingo ia a igreja. Em casa, na companhia dos pais, lia todas as noites o devocionário e orava. Como ele estava na catequese, seus pais revisavam com ele o que estava aprendendo. Num domingo destes, na hora em que estavam almoçando, alguém tocou a campainha do portão. Marquinho foi correndo e viu que era um mendigo que lhe pediu algo para comer. Ligeiro, ele voltou para junto de seus pais, e lhes contou o que estava acontecendo. Rápido, ele sugeriu: ‘Vamos dar aquele resto de costela que não está tão macia assim. A maminha, que está boa, a gente come’. Sua mãe então lhe disse: ‘Filho, não foi isso que ontem lemos no trecho bíblico da lição de catequese. Por acaso te lembras que ele trata dos dois grandes mandamentos, que o primeiro trata do amor a Deus e o segundo do amor ao próximo, a quem a gente deve amar como a si mesmo? O mendigo é o nosso próximo; vamos dar a ele o pedaço de carne que darias para ti, para o papai e para mim porque Deus espera que a gente ame a ele como a gente ama a si próprio’. Marquinho ouviu a sua mãe, embrulhou um pedaço de maminha num plástico e o entregou ao mendigo no portão. Amar o próximo como nós nos amamos não é tão fácil assim. Por isso precisamos, sempre de novo, lembrar do amor que Cristo teve para conosco. Por amor a nós ele se tornou homem, assumiu a nossa culpa e entregou sua vida em pagamento pela nossa libertação e vida eterna. E é este amor que pode e quer nos inspirar a amar ao nosso próximo como a gente se ama. Que eu e você lembremo-nos da lição amorosa da mãe do Marquinho e sigamos sempre o segundo mandamento, que nos orienta a amar o próximo como a nós mesmos. Amém – Bondoso Deus, eu reconheço que nem sempre tenho amado ao meu semelhante como eu me amo. Perdoa-me por falhar. Ajuda-me para que siga o teu ensinamento e tenha prazer e alegria em amar o meu próximo assim como eu me amo. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite