Segunda, 23 de março de 2020


(Is 65,17-21; Sl 29[30]; Jo 4,43-54) 
4ª Semana da Quaresma.

“Jesus lhe disse: ‘Podes ir, teu filho está vivo’. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora”
(Jo 4,50).

“O personagem de hoje é um funcionário do rei, possivelmente com boa situação econômica, bons planos de saúde e com uma boa quantia no bolso. Podia comprar todos os medicamentos que precisasse, ou pagar um anestesista, ou, se for o caso, pagar a mais cara das cirurgias. E a fama de Jesus corria pela Galileia, em Caná e Cafarnaum. Aquele rico funcionário ouviu falar de Jesus, pois ele estava passando pela Galileia. O pai, amargurado com o sofrimento do filho, não tinha outra alternativa. Os ‘médicos’ que o rodeavam já não podiam fazer mais nada. Levantou-se e foi ao encontro de Jesus e pediu-lhe que fosse à sua casa onde seu filho estava à morte. ‘Vai, teu filho está passando bem’. Bastou Jesus pronunciar essas palavras, o homem saiu correndo para sua casa pois acreditou nas palavras de Jesus, o médico dos médicos. Foi mais um milagre de Jesus: o seu poder sobre o corpo do homem. Porém, mais espetacular ainda foi a cura da alma daquele homem aflito. O homem creu. Isso foi suficiente para que as coisas em sua casa mudassem para melhor. Crer é uma condição para que nossa casa seja salva. A graça de Deus está para todos. Crê você também... – Meu Deus, eu te agradeço pela oportunidade que tenho de te conhecer. Maravilhoso Jesus, cura-me da minha incredulidade. Amém (Martinho Lutero e Iracy Dourado Hoffmann – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite