Terça, 17 de março de 2020


(Dn 3,25.34-43; Sl 24[25]; Mt 18,21-35) 
3ª Semana da Quaresma.

“Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? ”

“O perdão, dom divino que Jesus mais uma vez ofereceu e convidou seus discípulos a oferecerem se fossem ofendidos, é sempre uma outra oportunidade que se dá à pessoa de recomeçar uma vida nova. Na comunidade de Mateus, certamente, já estavam aparecendo os conflitos, as disputas e discórdias, as discussões acaloradas e, quem sabe, até terminassem em rompimento. Diante da constatação de que a caridade corria o risco de apagar-se (cf. Mt 24,12), de que a unidade poderia ser rompida e que a comunidade poderia afastar-se do projeto e do desejo de Jesus, Mateus recolhe esta parábola para dizer que, assim como Deus perdoa, devemos perdoar infinitamente. Setenta vezes sete é a medida do perdão que Jesus oferece e, ao mesmo tempo, nos convida a oferecer. Só perdoando poderemos resgatar as pessoas, oferecendo-lhes a possibilidade de se recriarem, de começar uma vida nova, de dizer novamente sim à vida de comunhão, de caridade, de compaixão, em vista do Reino de justiça, paz e misericórdia. Não é fácil perdoar quando se é ofendido, ultrajado, humilhado, violentado... Mas o perdão é a única forma de impedir que o mal se alastre, de fazer com que o mal seja superado com a força do bem. Às vezes, uma só pessoa é ofendida, mas pode ser que aconteça que toda uma comunidade se sinta o alvo de agressões e infidelidades, de violência e injustiça, então, sim, o esforço de perdoar é de todos e de todas, para que se restaure a paz e a harmonia. Nada dói tanto ao coração de nosso Deus como o fechamento ao perdão e a recusa a ser perdoado... Igualmente dói ao coração de um irmão, ou de uma irmã, a recusa em aceitar um pedido de perdão. Aprendamos de nosso Deus a perdoar sempre, sem pedir explicações, sem alimentar vinganças. – Perdoai-nos, ó Pai, as nossas ofensas, como nós perdoamos a quem nos ofendeu! ” (Magda Brasileiro – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).  

Pe. João Bosco Vieira Leite