Segunda, 16 de março de 2020


(2Rs 5,1-15; Sl 41[42]; Lc 4,24-30) 
3ª Semana da Quaresma.

“E no tempo do profeta Eliseu havia muito leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado,
mas sim Naamã, o sírio” Lc 4,27.

“Aqui está uma linda história bíblica – a cura de Naamã, que envolve uma menina que temia a Deus e se lembrava dele, vivendo em terras estranhas. Naamã era um comandante de exército e tinha muito poder, porém estava com a horrível doença de sua época – a lepra. Numa de suas vitórias, uma menina prisioneira, de Israel, foi parar em sua casa, como empregada. Essa menina, vendo o seu patrão com lepra, sabendo que não havia cura em nenhum lugar, sugeriu à sua patroa que enviasse o seu patrão à terra de Israel, pois lá havia um homem que temia ao Deus verdadeiro, e ele poderia curar essa doença. Naamã ouviu o conselho daquela menina e foi até Israel com uma carta de apresentação do rei da Síria. O rei de Israel ao receber aquela carta ficou chateado com o pedido daquele rei pagão – curar Naamã da lepra. Mas, Eliseu, profeta de Deus, vendo aquela situação, pediu ao rei que deixasse com ele a resolução daquele problema. E Eliseu manda que Naamã vá ao rio Jordão e se lave sete vezes. Sob protestos, Naamã se lava obedecendo ao profeta e fica curado. Havia muitos leprosos, porém só Naamã foi curado. Ele não curou apenas seu corpo, porém a sua alma foi lavada de todos os pecados. Uma menina foi o porta-voz de uma mensagem: a salvação de um pecador. Como estão os nossos ouvidos na busca de mensagens salvadoras? Como está o nosso corpo em relação à saúde? Sabemos onde fica a fonte salvadora de nossos pecados? Todos esses temas devem ser refletidos por cada um de nós. – Obrigado, Senhor, pelo teu poder salvador de corpos e de almas. Amém (Martinho Lutero e Iracy Dourado Hoffmann – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite