Sábado, 28 de março de 2020


(Jr 11,18-20; Sl 07; Jo 7,40-53) 
4ª Semana da Quaresma.

“Será que a nossa lei julga alguém antes de ouvir e saber o que ele fez? ” Jo 7,51.

“Jesus causou divisão. Enquanto muitos que o viam e ouviam afirmavam que ele era o Profeta e Messias, outros tinham dúvidas e outros o perseguiam para colocá-lo na cadeia. Dentre os que buscavam a prisão de Jesus estavam os chefes dos sacerdotes e fariseus. Queriam silenciar Jesus, calar o Salvador. Mais eis que, no meio desta perseguição e caça a Jesus, alguém ergue a voz. Alguém que já teve seu encontro com Cristo. Um homem chamado Nicodemos. O mesmo que lá em João, cap. 3, ouviu de Jesus que era preciso nascer novamente, pela água e pelo Espírito, para fazer parte do Reino de Deus. O mesmo que mais tarde, em João, cap. 19, ajudou José de Arimateia a preparar o túmulo e o corpo de Jesus naquela terrível sexta-feira. Algo mexeu com o coração de Nicodemos. A tal ponto de Nicodemos erguer a voz para defender Jesus. De forma tímida e contida, mas o defende diante dos fariseus e mestres da lei: ‘De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez’ (Jo 7,51). O nome de Jesus continua causando divisão. Enquanto alguns creem nele como Salvador, outros têm dúvidas e ainda outros são descrentes. A vida oportuniza diversas situações para, a exemplo de Nicodemos, erguer a voz para falar, anunciar e até defender a fé cristã. Com nossas palavras. Do nosso jeito. Falar para familiares, vizinhos, amigos do futebol, colegas de escola, companheiros de trabalho. Este belo testemunho sempre vai acontecer quando, assim como Nicodemos, nossa vida tiver um contato íntimo com o Salvador. Contato este que acontece na Palavra e nos sacramentos. – Amado Jesus, teu santo nome continua trazendo divisão. Muitos creem, tantos outros não. Ajuda-me a testemunhar para as vidas que estão ao meu redor e que ainda não conhecem seu amor, perdão e misericórdia. Em teu nome, Senhor, amém! ” (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite