Sexta, 18 de janeiro de 2019

(Hb 4,1-5.11; Sl 77[78]; Mc 2,1-12) 
1ª Semana do Tempo Comum.

“Quando Jesus viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados’” Mc 2,5.

“A fé, seja em outro ser humano, seja em Deus, significa aceitar a palavra do outro. Implica um novo conhecimento que só pode ser obtido ‘aceitando a palavra do outro’. Se você me explica um problema de matemática e eu entendo a explicação, não preciso que você me dê sua palavra dizendo que a explicação está correta. Posso verifica-la por mim mesmo. Não tenho de investir minha fé em você. Mas, se você me diz que me ama e que vai tentar fazer-me feliz, não há como provar isso e eu não tenho como verificar pessoalmente. Tenho de acreditar em você e em sua palavra. No caso da fé em Deus, é a mesma coisa. Deus me dá sua palavra ou revelação. Se eu a aceito, se acho que Ele realmente falou comigo, prometendo-me amor e dando-me uma razão para viver e uma razão para morrer, se eu O aceito e se aceito sua mensagem de vida, naquele momento tornei-me um fiel” (John Powell – As Estações o Coração – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite