Sexta, 04 de janeiro de 2019

(1Jo 3,7-10; Sl 97[98]; Jo 1,35-42) 
Tempo do Natal.

“João estava de novo com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: ‘eis o Cordeiro de Deus!’ Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus” Jo,35-37.

“Volta João a falar do Cordeiro de Deus, assim como o fez ontem. É ele, também, quem, no capítulo 10, apresentará Jesus como o Bom Pastor que conhece suas ovelhas e é capaz, por elas, de dar a vida. Nos dois versículos de hoje, há duas ideias que mereciam reflexão: João fixa a vista em Jesus e os dois discípulos, sem discutir, seguem a Jesus, abandonando a João. Podemos nos perguntar: Onde estamos nós, neste momento, fixando nossa vista? O que nos atrai, o que nos prende, o que nos preocupa, onde estamos colocando nosso coração? Não devemos, é verdade, perder de vista o bem, a virtude, a coragem de viver, as necessidades dos outros, os grandes ideais da sociedade, a retidão de comportamento a bondade do coração. Mas não podemos fixar nossos olhos nas ambições pequenas da vida e nas tentações fugazes e aparentes de bens menores. Jesus, o Cordeiro de Deus, é o bem maior e definitivo, permanente e último, que não podemos perder de vista. Ele deve ser a pulsação do nosso coração e a respiração de nossa vida. E, por isto, devemos segui-lo, não importando as dificuldades que experimentamos e as fraquezas espirituais que possamos sentir. É preciso fixar religiosamente o olhar em sua pessoa e colocar nossos passos decididamente em seu caminho, pois ele é a nossa salvação e a grande promessa de felicidade de Deus. É ele quem nos dá forças para amar nossa família e sermos bons até para nosso inimigos. Com ele, os caminhos podem nos conduzir ao Calvário, mas nosso sepulcro não ficará para sempre sigilado. Cristo é o grande desafio. Aceitando-o, todos os demais desafios serão pequenos, e até mais dignos de serem enfrentados. – Senhor Deus, grande e bom, dai-nos a graça de não perdermos Jesus de vista e a coragem de segui-lo, pelos caminhos da vida, até Jerusalém. Amém (Neylor J. Tonin – Graças a Deus [1995] – Vozes).    


 Pe. João Bosco Vieira Leite