(Hb 10,11-18; Sl 109[110]; Mc 4,1-20)
3ª Semana do Tempo Comum.
Ainda não concluímos a reflexão em
torno dos salmos que aparecem na nossa liturgia durante a semana, por isso, vez
ou outra vamos tratar de algum desses salmos restantes, uma interpretação que
nos facilite a compreensão e nos ajude a rezar.
“Palavra do Senhor ao
meu Senhor: ‘Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus
com escabelo por debaixo de teus pés!” Sl 110,1.
“O salmo 110 é citado
no Novo Testamento mais do que qualquer outra passagem do Antigo Testamento.
Para os que estão lendo hoje, o salmo parece cheio de perguntas; para os
primeiros cristãos, estavam cheios de profecias que se cumpriram em Jesus. Mais
de dez livros do Novo Testamento citam o salmo 110 ou fazem alusão a ele,
alguns mais de uma vez. O que diferencia este salmo de todos os outros que
falam sobre o Messias é que ele é apenas sobre o Messias. Os demais salmos
proféticos falam de Davi ou de sua linhagem real em primeiro lugar, e, então,
do Messias; mas isso não acontece no salmo 110. O Libertador prometido ocupa cada
verso, cada palavra. Temos três caracterizações de Jesus em sete pequenos
versículos. Primeiro, Jesus é descrito como um rei divino, sentado à direita de
Deus no céu. Ele está assentado em majestade até chegar o dia em que seus
inimigos serão colocados debaixo de seus pés. Esse dia chegará quando Jesus
retornar com poder e glória para destruir a todos os que se opõe a ele. Quase
no fim do ministério terreno de Jesus, alguns líderes religiosos lhe fizeram
algumas perguntas capciosas com o intuito de apanhá-lo em algum deslize
doutrinário ou político. Jesus vira a mesa contra eles ao fazer-lhes uma
pergunta sobre si mesmo: ‘O que vocês pensam a respeito de Cristo? De quem ele
é filho?’ Os inimigos de Jesus pensaram que a resposta fosse fácil. ‘É filho de
Davi’, responderam. Então, Jesus aperta o cerco: ‘Então, como é que Davi,
falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma: ‘O Senhor disse ao
meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo
de teus pés.’ Se, pois, Davi o chama “Senhor’, como pode ele ser seu filho?’
(Mateus 22,41, citando Salmos 110,1). Uma pergunta fácil, de repente, se torna
um problema. Se Davi usou o termo Senhor para se referir a um dos seus
descendentes físicos, aquilo só poderia significar que o descendente era, de
alguma forma, maior que Davi. Isso só poderia acontecer se o descendente fosse
mais do que um mero ser humano. Ele teria de ser o Emanuel, Deus conosco. A
resposta para a pergunta de Jesus é esta: a pessoa de quem Davi fala no salmo 110
é tanto filho de Davi quanto o Filho de Deus. Jesus, o Messias prometido, era
totalmente homem e totalmente Deus” (Douglas Connelly - Guia
Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).
Pe. João Bosco Vieira Leite