Quarta, 30 de janeiro de 2019


(Hb 10,11-18; Sl 109[110]; Mc 4,1-20) 
3ª Semana do Tempo Comum.

Ainda não concluímos a reflexão em torno dos salmos que aparecem na nossa liturgia durante a semana, por isso, vez ou outra vamos tratar de algum desses salmos restantes, uma interpretação que nos facilite a compreensão e nos ajude a rezar.

“Palavra do Senhor ao meu Senhor: ‘Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus com escabelo por debaixo de teus pés!” Sl 110,1.

“O salmo 110 é citado no Novo Testamento mais do que qualquer outra passagem do Antigo Testamento. Para os que estão lendo hoje, o salmo parece cheio de perguntas; para os primeiros cristãos, estavam cheios de profecias que se cumpriram em Jesus. Mais de dez livros do Novo Testamento citam o salmo 110 ou fazem alusão a ele, alguns mais de uma vez. O que diferencia este salmo de todos os outros que falam sobre o Messias é que ele é apenas sobre o Messias. Os demais salmos proféticos falam de Davi ou de sua linhagem real em primeiro lugar, e, então, do Messias; mas isso não acontece no salmo 110. O Libertador prometido ocupa cada verso, cada palavra. Temos três caracterizações de Jesus em sete pequenos versículos. Primeiro, Jesus é descrito como um rei divino, sentado à direita de Deus no céu. Ele está assentado em majestade até chegar o dia em que seus inimigos serão colocados debaixo de seus pés. Esse dia chegará quando Jesus retornar com poder e glória para destruir a todos os que se opõe a ele. Quase no fim do ministério terreno de Jesus, alguns líderes religiosos lhe fizeram algumas perguntas capciosas com o intuito de apanhá-lo em algum deslize doutrinário ou político. Jesus vira a mesa contra eles ao fazer-lhes uma pergunta sobre si mesmo: ‘O que vocês pensam a respeito de Cristo? De quem ele é filho?’ Os inimigos de Jesus pensaram que a resposta fosse fácil. ‘É filho de Davi’, responderam. Então, Jesus aperta o cerco: ‘Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés.’ Se, pois, Davi o chama “Senhor’, como pode ele ser seu filho?’ (Mateus 22,41, citando Salmos 110,1). Uma pergunta fácil, de repente, se torna um problema. Se Davi usou o termo Senhor para se referir a um dos seus descendentes físicos, aquilo só poderia significar que o descendente era, de alguma forma, maior que Davi. Isso só poderia acontecer se o descendente fosse mais do que um mero ser humano. Ele teria de ser o Emanuel, Deus conosco. A resposta para a pergunta de Jesus é esta: a pessoa de quem Davi fala no salmo 110 é tanto filho de Davi quanto o Filho de Deus. Jesus, o Messias prometido, era totalmente homem e totalmente Deus” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).   

Pe. João Bosco Vieira Leite