Quarta-feira, 30 de setembro de 2015

(Ne 2,1-8; Sl 136[137]; Lc 9,57-62) 
São Jerônimo, presbítero.

Hoje e amanhã ouviremos (ou leremos) dois trechos do livro de Neemias, um leigo, um político da classe alta da corte de Artaxerxes, rei da Pérsia, o qual lhe permitiu, na primavera de 445 a.C., regressar a Jerusalém para reconstruir os muros da cidade e reorganizar a vida civil e religiosa. No texto de hoje aparece sua confiança a Deus, a quem reza, enquanto apresenta seu pedido.

Jesus deixa transparecer a exigência do chamado através de três situações, na primeira, para segui-lo, é preciso aceitar a realidade da confiança na providência, no segundo, não dá para protelar o seguimento, Cristo é a vida nova que se nos apresenta, rejeitá-lo é estar morto; em terceiro aparece a imagem do arado, esse frágil instrumento de arar a terra. Qualquer movimento de desatenção poderia danificá-lo. É preciso estar atento para viver a dinâmica do Reino e avançar sempre.


Podemos pedir uma confiança maior ao Senhor nesse dia, para que nossa oração alcance o seu coração. Que ele nos dê não só a coragem para o seguimento, mas o discernimento necessário para saber permanecer no que nos propomos.

Pe. João Bosco Vieira Leite