Terça-feira, 22 de setembro de 2015


(Es 6,7-8.12.14-20; Sl 121[122]; Lc 8,19-21) 
25ª Semana do Tempo Comum

Essa semana teremos, como 1ª leitura, alguns textos “avulsos” do Antigo Testamento. Hoje e amanhã textos de Esdras. Esse livro gira em torno do edito de Ciro da Pérsia que permite aos hebreus, que assim o quiserem, regressar à pátria e reconstruir o Templo; o nosso texto fala da finalização dessa empreitada e da grande celebração de reinauguração (dedicação) do mesmo.

No entanto, para além da casa material que se constrói com cimento e tijolos, está a família de Deus que aí se reúne para compartilhar a sua fé. Mais que o edifício em si, importa edificar pela escuta e pela vivência da Palavra a verdadeira família de Deus. A Palavra de Deus tem esse poder de nos atrair e nos inserir nessa unidade daqueles que fazem a vontade de Deus e no tom familiar de Jesus se tornam seus irmãos, irmãs e mãe, esses são os mais profundos laços de sangue.


Como é bom perceber a comunidade que após a celebração ainda permanece no templo partilhando algo de suas vidas, procurando saber como o outro tem passado, interessando-se pelos acontecimentos da comunidade. Na nossa sede de pertença, a comunidade pode nos ajudar. Se ela não se aproximar, devemos fazer algum esforço de nossa parte de chegarmos mais próximos.


Pe. João Bosco Vieira Leite