Sábado, 05 de setembro de 2015


(Cl 1,21-23; Sl 53[54]; Lc 6,1-5) 22ª Semana do Tempo Comum.


Paulo nos fala de como o sacrifício redentor de Cristo nos trouxe para perto de Deus. A iniciativa foi dele, de aproximar-se, de reconciliar. Estar próximo daquele que é o Santo, exige de nós o exercício inabalável da fé e da esperança, e esta graça nos vem ofertada no próprio sacrifício da cruz. Da cruz brota essa corrente de amor que vem de Deus.

Nossa fé em Jesus vem também dessa igualdade que ele comunga com o Pai, nos diz o evangelho. Ele é também Senhor do sábado. Se o sábado foi dado, conforme o Gênesis, por um ato de amor, então era necessário tirar essa “camisa de força” colocada nele pela não compreensão do seu fim. Em cada mandamento divino, reside para nós um desafio de descobrir a expressão amorosa por trás do mesmo.


Nós que caminhamos sob a luz de Cristo, precisamos continuamente renovar essa nossa fé em sua Palavra. “Crer em Cristo é crer no seu amor, crer no Filho de Deus que me amou ao ponto de dar a própria vida por mim. Cristo é verdadeiramente digno de fé, porque muito nos amou. Contemplando-o na cruz, renovemos a nossa fé no seu amor e assim caminharemos na santidade”. (Albert Vanhoye)

Pe. João Bosco Vieira Leite