Sábado, 26 de setembro de 2015


(Zc 2,5-9.14-15; Sl Jr 31; Lc 9,43-45) 
25ª Semana do Tempo Comum.


Para “casar” com o tema da reconstrução do templo de Jerusalém, a liturgia nos propõe a profecia de Zacarias; conforme o costume antigo de murar as cidades para se defender dos inimigos, não será necessário um muro, Deus mesmo será a proteção de seu povo. Ele mesmo habitará em meio ao seu povo.

A parte final desse texto de hoje nos remete ao mistério da encarnação, quando por meio da Virgem Santa, o Senhor entrou na nossa história, habitou entre nós. Nós somos esse povo que vive na nova cidade construída por Cristo após a ressurreição, a Igreja, cidade plena de alegria porque o Senhor está no seu meio.

O evangelho faz eco ao texto do domingo anterior. Lucas anuncia a paixão de Cristo e a perplexidade dos discípulos que não entendem e nem querem entender. A paixão é algo difícil de aceitar porque vai na contramão dos sonhos humanos, nos quais a glória se dá sem sofrimentos, enquanto Deus glorifica através da provação que transforma o ser humano para leva-lo  a união com Ele.


Juntos com Maria e José que viveram essa intensa presença do Senhor junto a eles, elevemos nossa oração desse dia pedindo ao Senhor uma compreensão sempre maior dos seus mistérios para comungarmos sempre de Sua alegria.


Pe. João Bosco Vieira Leite