Terça-feira, 08 de setembro de 2015

(Mq 5,1-4; Sl 70[71; Mt 1,1-16.18-23) 
Natividade de Nossa Senhora

Nas palavras do profeta, a liturgia nos faz vislumbrar o nascimento daquele que será chamado príncipe da paz, ao mesmo tempo que nessa história se insere a sua mãe. Ela o fará presente entre nós. A recordação do nascimento de Maria é uma compreensão do modo como amorosamente Deus foi preparando a nossa salvação num contexto de cuidado especial para com aquela que nos traria o salvador. Sim, “o poderoso fez por mim maravilhas!”.

Mateus traz uma lista de nomes que precedem o nascimento de José, que será inserido nessa história do nascimento, no cuidado que ele terá com a Virgem e o menino. Nos altos e baixos da história humana Deus foi tecendo Sua história de salvação.  Nela interferiu para restaurar, dá-lhe novo sopro de vida do Seu Espírito.

Nossa prece é contemplativa num primeiro momento diante desse mistério de amor que se estende na história humana e depois é de agradecimento por essa joia particular que Ele amou desde sempre: Maria. Salve, ó mãe de Jesus, a ti nosso canto e nosso louvor, também.


 Pe. João Bosco Vieira Leite