Quinta-feira, 24 de setembro de 2015


(Ag 1,1-8; Sl 149; Lc 9,7-9) 
25ª Semana do Tempo Comum


Do breve livro do profeta Ageu a liturgia nos oferece dois trechos essa semana. Sua atividade profética foi muito curta e está situada nesse período do retorno a pátria. A pregação de Ageu deixa entrever que entre os repatriados se propagou o desânimo, de modo que se limitaram a reconstruir suas casas e trabalhar seus campos, descuidando a reconstrução do templo e os anseios de independência. O profeta analisa a causa teológica do fato: o descuido do templo ou das coisas do Senhor é a causa, segundo o profeta, de tal sofrimento.

A reprovação do profeta cai como um exame de consciência sobre a nossa relação com Deus em meio às tantas coisas do nosso dia a dia. As prioridades que vão tomando todo o nosso tempo e o que verdadeiramente oferecemos dele a Deus. O amor próprio, o egoísmo e a indolência se escondem por trás das desculpas que vamos dando a nós mesmos.


Enquanto isso Lucas nos comenta da inquietação de Herodes com a comparação que fazem entre Jesus e João Batista. Toda forma de poder que depende da eliminação de seus críticos para se manter nunca terá sossego enquanto não admitir que pode errar nas suas escolhas. O filho repete a mesma intenção do pai em querer “ver” Jesus, mas sem fé dificilmente veremos o que Deus nos propõe, sempre nos sentiremos ameaçados por sua proposta.


Pe. João Bosco Vieira Leite