Sexta-feira, 25 de setembro de 2015


(Ag 1,15—2,9; Sl 42[43]; Lc 9,18-22) 
25ª Semana do Tempo Comum


Ageu traz uma mensagem de encorajamento ao povo que havia retornado do exílio e deveria dar ao templo destruído o antigo esplendor. Eles não estariam sozinhos nessa empreitada. A vida de todos nós é marcada por mudanças bruscas e muitas vezes precisamos de uma palavra que nos faça avançar em meio aos nossos lamentos. A Palavra do Senhor é palavra certa, assim como a palavra humana é bem vinda, quando carregada dessa mesma esperança.

Para Pedro e os demais discípulos era urgente declarar a fé em Jesus, e para Jesus declarar a eles sobre o que viria pela frente. Foi nessa contínua reafirmação de caminhar com Cristo que a Igreja pôde avançar nos caminhos da fé e da história. Ele não nos disse que seria fácil, apenas pediu que confiássemos em sua Palavra e que estaria conosco até o fim dos tempos.


Talvez você esteja precisando de uma palavra de consolo nesse dia. Se não houver uma palavra humana que lhe seja aprazível, aproxime-se da Palavra escrita e sagrada. Busca um salmo, pede emprestado essa “voz” para traduzir seus sentimentos. Deixe que ela repouse em teu coração. Silencie.  Se já fez o que lhe é possível, “reza, confia e espera; a paciência é fruto do Espírito Santo que tudo supera”.

Pe. João Bosco Vieira Leite