Quinta-feira, 10 de setembro de 2015


(Cl 3,12-17; Sl 150; Lc 6,27-38) 
23ª Semana do Tempo Comum.


Os dois textos de nossa liturgia se encontram no sentido comum de nos lançar num programa de vida que é pura superação de si mesmo para realizar em nós algo que soa quase divino: “Sede perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito!”.
                       
Paulo compreende que a veste é uma espécie de “cartão de visita” de quem chega, nossa segunda pele, por isso nos convida a revestir-nos de uma série de sentimentos que nos ajudarão a suportar a convivência fraterna. Paulo pensa nas comunidades que pela palavra de Deus se deixarão conduzir e se reunirão para dar graças ao Senhor por essa mesma palavra e por tudo que ela tem provocado na vida deles.

O que Paulo escreve de maneira exortativa já teve sua origem na palavra do Mestre que convida a ir além, a lançar-se no desafio de viver de modo diferente as dimensões da experiência de conviver, colocando como ponto de partida e medida a nós mesmos.


E a recompensa será grande, aqui, no exercício de superação contínua e para além, no coração de Deus, onde eternamente somos esperados e seremos surpreendidos pelo modo grandioso de amar a todos os seres humanos. Hoje podemos rezar ou cantar “tão grande és tu” para o Senhor e pedir a capacidade de mudar a mim mesmo pela força renovadora da palavra ouvida. Que eu me deixe convencer pelos apelos que ela me faz.


Pe. João Bosco Vieira Leite