Sábado, 19 de setembro de 2015


(1Tm 6,13-16; 99[100]; Lc 8,4-15) 24ª Semana do Tempo Comum


Paulo encerra sua 1ª carta a Timóteo praticamente com as mesmas recomendações que foram o fio condutor de sua mensagem para que este perseverasse e guardasse íntegro o tesouro da fé. Certamente o coração de Timóteo tornou-se terra fecunda para a Palavra de Deus e os conselhos do apóstolo.

Sob esta ótica do acolhimento da Palavra, Lucas conta a parábola do semeador. É Jesus que, de forma livre, lança sua Palavra aos quatro cantos sem conhecer a terra ou a velocidade dos ventos. Importa semear. Nosso tempo vive saturado de tantas palavras, publicidade, propaganda, jornais etc. Precisamos ser seletivos e ao mesmo tempo cuidadosos em não perder de vista aquilo que verdadeiramente importa.

Acolher a palavra de Deus em meio a tantas palavras requer de nossa parte algum discernimento. Mas não basta acolher, é necessário permitir que ela frutifique, com a paciência e a perseverança necessária. Estar atento aos obstáculos que impedem o seu desenvolvimento (cuidar da “semente”), a muita coisa que impede seu desabrochar.


Peçamos à Virgem Santa, nesse dia, a abertura que ela mesma teve à Palavra divina. Com diz o canto: “que a graça de Deus cresça em nós sem cessar, e de Ti nosso Pai, venha o Espírito Santo de amor pra gerar e formar Cristo em nós”.

Pe. João Bosco Vieira Leite