Segunda-feira, 21 de setembro de 2015

(Ef 4,1-7.11-13; Sl 18[19A]; Mt 9,9-13) 
Festa de São Mateus

Nossa festa litúrgica nos brinda com esse texto de Paulo que nos lembra que Deus concede a cada um a graça específica para que vivamos de acordo com o chamado que Ele mesmo faz em nossa vida. Na diversidade de funções, missões, vivemos a unidade da fé “com toda humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor”, complementa o apóstolo.

O próprio Mateus nos conta como se deu o chamado de Jesus em sua vida e como ele se sentia diante de Deus: necessitado de médico que o curasse, de misericórdia que o libertasse daquele estado medíocre em que tinha se transformado a sua vida. Jesus “viu” em seu coração esse desejo de mudança, de virada significativa, e foi ao encontro do seu desejo.

Se lembramos em Lucas a festa que o pastor faz por ter encontrado a ovelha perdida, aqui é a ovelha que dá festa. Seu evangelho se tornou um testemunho vivo dessa abertura de sua casa e de sua vida a Jesus. Festa do coração agradecido.


Daquilo que nos fala Paulo e do testemunho de Mateus nos fica claro que o fundamento do apostolado é ter recebido a misericórdia do Senhor, compreendido e aceitado a própria pobreza e pequenez, e nesse espaço existencial perceber quanta coisa Deus é capaz de realizar a partir de nós. Todos podemos agradecer ao Senhor por sua infinita misericórdia, reconhecendo-nos como pecadores perdoados, exultando de alegria pela bondade divina.


Pe. João Bosco Vieira Leite