Segunda-feira, 28 de setembro de 2015


(Zc 8,1-8; Sl 101[102]; Lc 9,46-50)
26ª Semana do Tempo Comum.


Ainda no cenário da reconstrução da cidade de Jerusalém e o seu templo, o profeta nos oferece esse belo texto, que em tons poéticos sonha com a paz restabelecida. Nós também sonhamos com isso. Com o direito de ver nossos idosos e crianças descansando e brincado em paz. Queremos esse sonho de Deus também para nós diante da violência e sucateamento de nossas cidades e praças. E não deixaremos de pressionar aqueles que também são responsáveis pelas nossas cidades.

Os episódios que acompanhamos no evangelho de Marcos nestes dois últimos domingos aparecem aqui reunidos em Lucas. A verdadeira fraternidade nasce da humildade, não da discussão de quem é o maior. Essa insistência de Jesus no tema deve ser consequência do que ele vinha observando no dia a dia dos seus discípulos. A verdadeira grandeza está em pôr a serviço o “poder” ou a responsabilidade recebida.


Jesus quer o chamar a atenção para a necessidade da tolerância que torna possível também a fraternidade, mesmo com aqueles que não pertencem ao nosso grupo, que fazem tão bem ou até melhor o que nós tentamos fazer para o bem do ser humano. No seguimento de Cristo as pessoas não respondem nem o seguem do mesmo modo. Peçamos ao Senhor esta abertura de coração, para que em todas as comunidades cristãs a humildade, o serviço recíproco e mútua tolerância.

Pe. João Bosco Vieira Leite