Quinta, 03 de setembro de 2015


(Cl 1,9-14; Sl 97[98]; Lc 5,1-11) 22ª Semana do Tempo Comum


O autor da 1ª leitura, em sua carta, segue com suas recomendações pontuais para a vida da comunidade: que eles produzam frutos em toda boa obra. Certamente Paulo tinha consciência da inserção dos cristãos em sua sociedade e das atividades que desenvolviam. Ele acreditava nesse testemunho que brotava do fazer bem as coisas que lhes eram confiadas como sinal da vida nova abraçada em Cristo Jesus. No cotidiano de nossa existência, Deus recolhe os frutos de nosso desejo de servi-lo, servindo ao próximo e à sociedade.

É no meio dos serviços diários dos pescadores que Jesus se aproxima, faz de suas barcas um púlpito para proclamar a boa nova. Nosso dia pode ser iluminado pela Palavra que nos motiva a avançar para águas mais profundas e lançar as redes. Ela pode ser uma pequena luz que se acende na jornada, trazendo força e confiança, e fará frutuoso o nosso trabalho, mesmo não percebendo os seus frutos. Em Deus nada se perde.


Sempre que possível inicie o seu dia numa atitude de escuta. Deixe que a Palavra faça parte da sua jornada; confiando, ela iluminará o necessário para tornar frutuoso esse novo dia, que parece com tantos outros, mas esconde a força da semente que foi lançada no solo do coração.

Pe. João Bosco Vieira Leite