Sexta-feira, 18 de setembro de 2015


(1Tm 6,2-12; Sl 49[49]; Lc 8,1-3) 24ª Semana do Tempo Comum


Numa recomendação em parte geral e noutra, voltada para o próprio Timóteo, Paulo prossegue com seus conselhos. A ambição, a cobiça, é vista como males que afeta não só a todos em geral, mas desmerece o pregador ou o líder da comunidade, por isso Paulo recorda que ele e seus companheiros sempre preferiram a sobriedade, aprendendo a contentar-se com o necessário.

Lucas nos recorda as mulheres que seguiam Jesus assistiam a ele e aos apóstolos de maneira generosa. Certamente eles não “faziam da piedade fonte de lucro”, como nos adverte a 1ª leitura. Certamente elas foram “tocadas” por Jesus em algum momento de sua vida ou por sua palavra. Jesus não as rejeita, pois conhece a generosidade de seus corações.


Podemos rezar, hoje, a partir da Palavra para que os líderes religiosos e os cristãos do nosso tempo saibam evitar tudo aquilo que desestabiliza e desacredita a comunidade. Que saibam evitar a tentação da busca desordenada pelo dinheiro. Que todos sejam curados “de maus espíritos e doenças”, como as mulheres do evangelho e que todos alcancemos a vida eterna a que somos chamados.

Pe. João Bosco Vieira Leite