Quarta, 8 de maio de 2024

(At 17,15.22—18,1; Sl 148; Jo 16,12-15) 6ª Semana da Páscoa.

“Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vos adorais sem conhecer é exatamente aquele que vos anuncio” At 17,23.

“Depois de Tessalônica e Bereia, Paulo é conduzido a Atenas (cf. At 17,1-15). Como pano de fundo permanece a contestação dos judeus em relação a ele e ao seu anúncio, e no entanto a Boa Notícia não se detém, e através de Paulo, chega a Atenas, ao coração da cultura antiga. O Apóstolo, como sempre, discute antes de mais nada com os judeus e com os tementes a Deus; em seguida confronta-se com os expoentes do humanismo grego. Provocados pelas suas palavras, os atenienses querem saber mais. Levam Paulo ao Areópago e perguntam-lhe qual é a nova doutrina que anda pregando. A Boa Notícia de Jesus defronta-se assim com a cultura helenista. [Compreender a Palavra:] Vendo um altar dedicado ao deus desconhecido, Paulo aproveita a ocasião para proclamar o seu anúncio. Por um lado, reconhece a grande religiosidade dos atenienses (‘em tudo extremamente religiosos’: 17,22), e por outro, aquele altar deixa entender a existência de um deus desconhecido e, sob este aspecto, também um reconhecimento de ignorância: ‘Aquele que venerais sem O conhecer, é esse que vos anuncio’ (17,23). O que Paulo propõe é uma novidade à qual as filosofias e as próprias pesquisas religiosas não conseguem chegar por elas mesmas. Isto não impede, porém, que as filosofias e as próprias pesquisas mais válidas não possam constituir uma premissa real. Paulo não só as utiliza, mas adota a convicção – partilhada pelos seus interlocutores – de que o homem pode procurar a Deus e encontrá-lo, embora às apalpadelas e no escuro, precisamente porque ‘Ele não está longe de cada um de nós’ (cf. 17,27). O Evangelho, todavia, tem uma novidade que não é fruto do raciocínio humano, mas é um dom que vem do Alto. Quando Paulo anuncia Jesus e sua ressurreição, a reação aparente é o insucesso. Na realidade alguns aceitam o seu anúncio e tornam-se crentes (17,34). Assim a semente do Evangelho é semeada na cultura grega e começa a produzir os seus frutos” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado [Quaresma - Páscoa] – Paulus).

 Pe. João Bosco Vieira Leite