(At 17,15.22—18,1; Sl 148; Jo 16,12-15) 6ª Semana da Páscoa.
“Com efeito, passando e
observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta
inscrição: ‘Ao deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vos adorais sem
conhecer é exatamente aquele que vos anuncio” At
17,23.
“Depois de Tessalônica e Bereia,
Paulo é conduzido a Atenas (cf. At 17,1-15). Como pano de fundo permanece a
contestação dos judeus em relação a ele e ao seu anúncio, e no entanto a Boa
Notícia não se detém, e através de Paulo, chega a Atenas, ao coração da cultura
antiga. O Apóstolo, como sempre, discute antes de mais nada com os judeus e com
os tementes a Deus; em seguida confronta-se com os expoentes do humanismo
grego. Provocados pelas suas palavras, os atenienses querem saber mais. Levam
Paulo ao Areópago e perguntam-lhe qual é a nova doutrina que anda pregando. A
Boa Notícia de Jesus defronta-se assim com a cultura helenista. [Compreender a
Palavra:] Vendo um altar dedicado ao deus desconhecido, Paulo aproveita a
ocasião para proclamar o seu anúncio. Por um lado, reconhece a grande
religiosidade dos atenienses (‘em tudo extremamente religiosos’: 17,22), e por
outro, aquele altar deixa entender a existência de um deus desconhecido e, sob
este aspecto, também um reconhecimento de ignorância: ‘Aquele que venerais sem
O conhecer, é esse que vos anuncio’ (17,23). O que Paulo propõe é uma novidade
à qual as filosofias e as próprias pesquisas religiosas não conseguem chegar
por elas mesmas. Isto não impede, porém, que as filosofias e as próprias
pesquisas mais válidas não possam constituir uma premissa real. Paulo não só as
utiliza, mas adota a convicção – partilhada pelos seus interlocutores – de que
o homem pode procurar a Deus e encontrá-lo, embora às apalpadelas e no escuro,
precisamente porque ‘Ele não está longe de cada um de nós’ (cf. 17,27). O
Evangelho, todavia, tem uma novidade que não é fruto do raciocínio humano, mas
é um dom que vem do Alto. Quando Paulo anuncia Jesus e sua ressurreição, a
reação aparente é o insucesso. Na realidade alguns aceitam o seu anúncio e
tornam-se crentes (17,34). Assim a semente do Evangelho é semeada na cultura
grega e começa a produzir os seus frutos” (Giuseppe
Casarin – Lecionário Comentado [Quaresma - Páscoa] – Paulus).
Pe.
João Bosco Vieira Leite