Quinta, 02 de setembro de 2021

(Cl 1,9-14; Sl 97[98]; Lc 5,1-11) 

22ª Semana do Tempo Comum.

“Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão: ‘Não tenhas medo!

De hoje em diante, tu serás pescador de homens’” Lc 5,10.

“Neste evangelho, assistimos aos apóstolos, por ordem de Jesus, lançarem as redes nas águas, e, depois de uma noite inútil de trabalho, pescarem peixes e se espantarem diante do fato, que os deixou estarrecidos e que levou Pedro a dizer a Jesus: ‘Senhor, afasta-te de mim que sou um homem pecador’. O mesmo acontecia com Tiago e João, isto é, eles estavam espantados, tinham medo, consideravam Jesus como alguém especial e a si indignos e pescadores. A nossa impotência diante de fatos que não podemos controlar... A fúria da natureza... Nossa fragilidade... A morte... A doença... A perda de entes queridos... A solidão... A certeza da grandeza do universo e de nada mais somos que um grão de poeira cósmica.... Tudo nos assusta, e, por mais segurança que queiramos aparentar, somos, no fundo, crianças cheias de medo. Entretanto, se as palavras de Cristo: ‘Não tenhas medo!’ realmente forem acolhidas em nossos corações, haveremos de compreender que somos crianças sim, eternas crianças nas mãos do Pai. Se a mão de Deus nos segura, se nos encolhemos em seu regaço, então não há motivo para medo. Nós somos impotentes, mas Ele é onipotente. Nós somos frágeis, mas Ele é dono da vida e criador dos universos. E Jesus disse mais: ‘Doravante serás pescador de homens!’ Isto é, ele não via as fraquezas de Pedro, como não vê as nossas. De uma maneira particular, estas palavras de Jesus devem levar à reflexão profunda aqueles que, por chamamento e vocação, se colocam na posição de pastores. – Pai de infinita misericórdia, que não nos falte, jamais, a confiança no vosso poder que nos guia por todos os caminhos e nos ilumina em todas as nossas tarefas! Amém (Maria Liza Silveira Teles – Graças a Deus [1995] – Vozes).  

  Pe. João Bosco Vieira Leite