Quarta, 08 de setembro de 2021

(Mq 5,1-4; Sl 70[71; 12[13]; Mt 1,1-16.18-23) 

Natividade de Nossa Senhora.

“José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa,

porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” Mt 1,20b.

“O texto que orienta a meditação de hoje (Mt 1,1-23) nos fala dos antepassados de Jesus e nos fala também de José, o homem que esteve ao lado de Maria e junto com ela recebeu Jesus, o Filho de Deus. Ao recordar os antepassados de Jesus, o Evangelho de Mateus queria afirmar às pessoas do seu tempo, especialmente para aqueles que tinha dúvidas a respeito de Jesus, que o famoso profeta da Galileia era sim o próprio Cristo, o Ungido de Deus, e que seu nascimento respondia positivamente às promessas messiânicas: era descendente de Abraão e descendente de Davi. Aliás, ao iniciar o seu Evangelho, Mateus insiste nesse ponto (Mt 1,1). Em seguida, Mateus se detém na figura de José. Descendente de Davi, José foi escolhido para ser o pai do menino. Inicialmente, porém, ele sentiu algum receio, ficou em dúvida, e por isso o anjo o visitou. E foi ao anjo quem lhe pediu que não tivesse medo, que acolhesse o Menino, pois tudo acontecia de acordo com a vontade de Deus. Jesus veio fazer parte da história humana. O Filho de Deus veio caminhar entre os seres humanos. E José e Maria passaram por estes desafios – o de perceber a presença de Deus na história humana, o de dizer ‘sim’ e obedecer, mesmo não compreendendo tudo, e o desafio de acolher nos próprios braços aquele que era verdadeiramente a Palavra e a Graça divinas. Assim, em nossa oração, podemos nos perguntar: Conseguimos reconhecer em nossa história, e na história de nossa família, a presença de Deus, o chamamento divino? Somos capazes de dizer ‘sim’ e obedecer ao Senhor? Estamos realmente disponíveis para acolher Jesus em nossa vida, em nossa casa? – Chega de mansinho, Senhor! Coloca setas no nosso caminho! Insiste conosco e torna inquieta a nossa alma. Por isso pedimos: ajuda-nos a dizer sim aos teus planos! Ajuda-nos a colher a tua presença, como José e como Maria. Amém (Marcos Daniel de Moraes Ramalho – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite