Quarta, 29 de Setembro de 2021

(Dn 7,7,9-10.13-14; Sl 137[138]; Jo 1,47-51) 

Santos Miguel, Gabriel e Rafael, arcanjos.

“Jesus disse: ‘Tu crês porque te disse: ‘Eu ti vi debaixo da figueira’? Coisas maiores que essa verás!’” Jo 1,50.

“Natanael tinha boas razões para não acreditar em Jesus (Jo 1,47-51). As promessas messiânicas davam a entender que o Ungido de Deus seria um rei poderoso, ou talvez um grande sacerdote, mas nunca o filho de um carpinteiro nascido em uma aldeia tão simples e pequena como era aldeia de Nazaré. Além disso, o povo já havia se enganado com falsas promessas de falsos profetas (cf. At 5,34-42); portanto, quem poderia garantir que Jesus não era mais um embusteiro e tudo aquilo terminaria novamente em confusão? Assim como Natanael, existem pessoas que demoram a acreditar em Jesus, ou rejeitam crer com a Igreja, partilhando das nossas experiências e da nossa tradição. São pessoas que, diante da fragilidade e das limitações de uma comunidade, encontram muitíssimas dificuldades para perceber a presença de Deus e a ação do Espírito Santo. São pessoas para quem o tesouro do Evangelho permanece escondido e, não poucas vezes, são pessoas sérias, de boa índole, que realmente desejam crescer na fé. Será que podemos ajuda-las? O que poderíamos fazer para que elas acreditassem um pouco mais e se aproximassem um pouco mais do Evangelho? O texto de João narra a vocação de Natanael. Estamos no início do Evangelho. Natanael acolheu Jesus como Messias, mas ainda não sabia o quanto isso transformaria a sua vida. Assim como ele, boa parte de nós está no início de uma longa caminhada e ainda não compreende suficientemente a riqueza da graça que está ao nosso alcance (cf. 1Jo 3,1-2). Na oração de hoje, portanto, reze por você, por mim e por todos aqueles que se encontram na mesma condição de Natanael. – Ajuda-nos, Senhor, a ir além das aparências, a superar nossos preconceitos e a compreender melhor as fraquezas das pessoas e da Igreja. Vem em socorro de nossa própria fragilidade, para que possamos reconhecer-te e seguir-te sempre e cada vez mais. Amém (Marcos Daniel de Moraes Ramalho – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite