Sábado, 11 de setembro de 2021

(1Tm 1,15-17; Sl 112[113]; Lc 6,43-49) 

23º Semana do Tempo Comum.

“Segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.

E eu sou o primeiro deles” 1Tm 1,15.

“Paulo não mostra muita modéstia quando o assunto é a sua própria condição espiritual: é o menor dos apóstolos e é também, como diz aqui, o principal pecador. Em parte, ele tem razão: perseguiu a Igreja de Cristo e foi, muito provavelmente, um dos chefes na execução de Estevão. Comparado, porém, aos tiranos da época (nem tanto dos posteriores e atuais), que distância! A violência dele não seria digna sequer de uma nota de rodapé. No entanto, não é esse o ponto. Paulo olhava para seu próprio íntimo e lá dentro – com microscópio do arrependimento e de uma consciência iluminada não só através da Lei, mas principalmente pelo Evangelho – ele conseguia visualizar a distância que o separava da perfeição de Deus. Em tal situação, de nada lhe adiantaria olhar para um Herodes ou para um Hitler. Seria o mesmo que uma pessoa assassinada com um tiro só achar-se em melhor posição que outra com uma saraivada de metralhadora. A morte é sempre igual, e morte espiritual só tem comparação para baixo. Mesmo, porém, colocando-se no último lugar, ele não se desespera. Há um evento que lhe reaviva toda a esperança: Cristo veio ao mundo salvar os pecadores – pouco ou nada importando o ranking ocupado por Ele ou por você. É claro que você, entrando em contato com as terríveis exigências da lei, sempre se verá como o principal dos pecadores. Contudo, mesmo aí a redenção de Cristo o alcança. Ou você acha que Jesus Cristo é limitado, presunçoso ou mentiroso? Ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, Deus, portanto, que se despiu da sua divindade humilhando-se até a morte na cruz por causa de você. – Senhor, olhando para meus pecados sei que não sou digno de nada. A graça tua, porém, não procura dignidade, pois sabe que não vai achá-la em ninguém, muito menos em mim. Por isso, com tremor aceito a mensagem da graça e do perdão, me garante haveres morrido por mim para me salvar. Amém (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).   

 Pe. João Bosco Vieira Leite