Terça, 31 de agosto de 2021

(1Ts 5,1-6.9-11; Sl 26[27]; Lc 4,31-37) 

22ª Semana do Tempo Comum.

“Todos vós sois filhos da luz e filho do dia. Não somos da noite nem das trevas” 1Ts 5,5.

“A perspectiva de onde você olha determina o que você vê. Esse princípio, aliás, está na Teoria da Relatividade, de Einstein. Dentro, pois, desse esquema podemos também considerar a doutrina do fim do mundo. Para muitos é realmente o fim. Para outros pode ser o princípio de algo novo muito superior àquilo que já existe. Qual, então, o critério, a melhor perspectiva? O Apóstolo Paulo estabelece como tal a filiação, pois a filiação ao velho significa realmente o fim e ao novo, o recomeço – não que o velho não possa ser renovado, mas porque o velho significa em nosso caso a total alienação e oposição em relação à luz. Qual, então, a filiação que têm os cristãos? Os cristãos são filhos da Luz. É interessante notar que a palavra ‘luz’, ‘dia’ e ‘ver’ estão relacionados etimologicamente com a noção do divino. Ver em grego é ‘theoreín’, daí a palavra ‘theos’, deus. Dia em latim é ‘dies’, que também origina o termo ‘deus’. Por isso, o deus supremo da mitologia romana se chama Júpiter e na ariano-hinduísta, Dyaus Pitar, em ambos os casos, Deus Pai. Se, pois, somos filhos da Luz, não somos apenas em abstrato, não o somos apenas como ‘iluminados’. Somos ‘trans-formados’, ‘re-generados’, ‘re-criados’ como filhos de Deus no processo que passa pelo sangue na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo testemunho do Espírito Santo em nossos corações. Em suma: o que nos torna filhos da Luz é a graça e o amor a Deus. Com essa recriação, novos impulsos e novos desejos surgem em nós, os quais vão, por sua vez, iluminar a esperança de um novo céu e uma nova terra e apagar para sempre aquilo que já está apagado: as trevas, a escuridão, o egoísmo, o pecado, a alienação em relação a Deus. – Senhor Deus, filhos da Luz nós somos e cremos nessa filiação porque Tu te declaraste como Pai. Como filhos, pedimos-te mais uma coisa: dá-nos o poder do Espírito Santo para vivermos como luz neste mundo em que predominam as trevas do egoísmo. Amém! (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite