Quarta, 25 de agosto de 2021

(1Ts 2,9-13; Sl 138[139]; Mt 23,27-32) 

21ª Semana do Tempo Comum.

“Nós exortamos a cada um de vós e encorajamos e insistimos para que vos comporteis de modo digno de Deus, que vos chama ao seu Reino e à sua glória” 1Ts 2,12.

“A passagem faz parte da primeira carta que Paulo escreveu aos tessalonicenses. É reconhecida como o escrito mais antigo do Novo Testamento. Ela testemunha o zelo de Paulo pelas comunidades que ele ia fundando. Lembra como tinha trabalhado, com suas próprias mãos, enquanto os evangelizava. Ele cita este fato para testemunhar o carinho especial que tivera com eles, e que ainda perdura. Usa três verbos diferentes, para recordar o modo como tinha se dedicado a eles: ‘vos exortamos, animamos e admoestamos’. Tudo isto para que passassem a viver uma vida nova, ‘digna de Deus, que vos chama ao seu Reino e à sua glória’. Percebemos que aos poucos iam se forjando os novos conceitos e a nova linguagem, em vista da formulação e da transmissão da fé. Nestas breves palavras emergem os conceitos do chamado, da vida nova, de um novo relacionamento com Deus, a quem se referem o Reino e a glória. A propósito desta carta de Paulo, valem as mesmas constatações dos fatos vinculados a Cristo e à Igreja: primeiro eles foram vividos, depois foram narrados, e por fim eles foram escritos. Com suas numerosas cartas, Paulo foi sem dúvida um dos artífices maiores da sistematização teórica da nova religião, que acabou sendo identificada com o nome de ‘cristã’, por iniciativa de algumas pessoas de Antioquia, onde esta palavra foi cunhada. Seja como for, já podemos perceber no primeiro escrito do Novo Testamento que nossa fé tem o respaldo de uma ‘multidão de testemunhas’, a começar pelo próprio Paulo, que acabou revelando sua forte personalidade enquanto escreveu numerosas cartas.  Elas ficaram à disposição da Igreja. Como Paulo afirma que tratava os tessalonicenses com todo o respeito, nós também o respeitamos muito, e lhe agradecemos o esforço feito para comunicar tanta riqueza de vida. – Ó Deus, agradecemos-vos pelo exemplo do Apóstolo Paulo que colocou sua inteligência a serviço do Evangelho. Ajudai-nos a também encontrar hoje o melhor modo de transmiti-lo a todos. Amém! (Dom Luís Demétrio Valentini – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite