Sexta, 20 de agosto de 2021

(Rt 1,1.3-6.14-16.22; Sl 145[146]; Mt 22,34-40) 

20ª Semana do Tempo Comum.

“Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos” Mt 22,40.

“Na vida há eixos que conduzem todo o resto. Há ideias centrais que reúnem todas as ideias. Há objetivos essenciais que dispensam outros objetivos. A vida é feita de muitas realidades. Não conseguimos dar conta de todas as solicitações. É necessário escolher o essencial da vida. É necessário buscar um eixo que conduza toda a ação, todos os pensamentos, todos os sentimentos e sonhos. Jesus soube fazer isso. A Palavra de Deus é extensa. São muitos livros. Foram muitos os escritores e profetas que falaram e escreveram. São muitíssimas as páginas da Bíblia. São diversificadas as frases. Mesmo que dediquemos tempo para lê-la, não conseguimos assimilá-la em sua totalidade. Além disso, como no tempo de Jesus, em nosso tempo muitos são analfabetos. Muitos são os que pouquíssimo leem. Então, Jesus facilita. Resume toda a lei, todos os ensinamentos, todos os escritos anteriores e posteriores. Resume toda a sabedoria humana no mandamento do amor e ‘ame a Deus acima de tudo e ao próximo como a ti mesmo’. Ali está o eixo, ou os três eixos que conduzem a vida humana, que conduzem toda ação e comportamento humano. Toda criatura deve estar ligada ao Criador. É o amor a Deus. Toda a criatura deve estar ligada a seu irmão, que também é criatura do mesmo Criador. É o amor ao próximo. Toda criatura deve estar ligada a si mesma. Cuidar do destino e responder aos grandes anseios do coração. É o amor a si mesmo, que tem o mesmo valor e deve ter a mesma intensidade que o amor ao próximo. Nesta frase está toda a sabedoria e todo o objetivo da vida humana. – Senhor Deus, gosto de ler. Gosto de ideias novas. Pensamentos bonitos me fascinam. Mas acima de tudo quero sentir e degustar o sabor do teu ensinamento que foste capaz de resumir em uma pequena frase. Que eu te ame! Que eu ame meu próximo! Que eu me ame! Assim estarei realizando minha vocação. Amém (Wilson João Sperandio – Graças a Deus [1995] – Vozes). 

  Pe. João Bosco Vieira Leite