Terça, 24 de agosto de 2021

(Ap 21,9-14; Sl 144[145]; Jo 1,45-51) 

São Bartolomeu, apóstolo.

“A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos apóstolos do Cordeiro” Ap 12,14.

“Para entender este versículo se faz necessário destrincha-lo e entender cada palavra importante: Muralha significa segurança. Quem quer se sentir seguro? Seja num relacionamento, seja dentro da própria casa, no emprego ou até consigo mesmo. A muralha tem a função de não deixar entrar ou sair da cidade. Aqui deve existir um grande cuidado quando se trata da cidade interior. Cidade, neste versículo, é Jerusalém, que era considerado prostituta por causa da injustiça e a falta de relação de vida entre todos. Mas depois ela se regenera, tornando-se uma sociedade justa, igualitária e fraterna. Doze pedras fundantes: doze é um número perfeito e que no próprio texto é demonstrado como pedras fundantes, ou seja, importantes, basilares, sustentáculos etc. Doze apóstolos do Cordeiro: repete-se o doze, que também é perfeito, e o nome ‘apóstolos’, que são aqueles que conviveram com Jesus, ouviram e viram seus ensinamentos e sinais, e se comprometem com a justiça e com o projeto de Deus. Já o Cordeiro é o Senhor que é imolado sobre a cruz. O que tudo isso tem a ver com cada um de nós? Se existe um chamado de Deus para que uma pessoa faça a experiência divina, então este chamado é para que esta pessoa se comprometa com a justiça e com o Reino. Seja uma cidade fortificada e perfeita nas ações transformadoras de sua realidade! - Senhor, que te revelas nas coisas mais inesperadas, sede nossa força e nos conduza, para que vivamos vossa justiça e construamos já na terra o vosso Reino. Assim seja! (Anderson Domingues de Lima – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite