Sábado, 29 de fevereiro de 2020


(Is 58,9-14; Sl 85[86]; Lc 5,27-32) 
Depois das Cinzas.

“Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: ‘Segue-me’”.
Lc 5,27.

“Toda a vida cristã é fundada na possibilidade, melhor, na realidade de um apelo. Não existe somente o primeiro e fundamental apelo da fé; há os de todos os dias, para o serviço, para a oração, para o sacrifício, numa palavra, para o ordinário, que é diferente e mesmo contrário de rotina, visto que é uma solicitação sempre nova e sempre imprevista à nossa liberdade de resposta. O santo é alguém disponível, espera ordens. A Deus não se corta a palavra. Esta possibilidade de ouvir um apelo e de responder-lhe atualiza-se ao máximo na conversão. O homem é capaz de modificar-se, de dar outra direção, outro sentido a sua vida. É para isso que o convida a primeira palavra do Evangelho, na qual as narrativas resumem a pregação de João Batista e de Jesus: ‘Convertei-vos e crede na boa nova’. É, sem dúvida, por isso que Jesus reconhece uma espécie de primazia para o pecador: é sempre ao vazio e ao defeituoso que ele se dirige; é somente o pobre que ele quer enriquecer. Mas, no fundo, é o único que pode ser enriquecido, porque ‘não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes’. Após ter citado este texto, Lutero evocava o de Lucas e escrevia, em 1515-1516: ‘Só é procurada a ovelha que se perdera, só o cativo é libertado, só se enche o que está vazio, só é construído o que não existe’. Foi o sentimento desta situação de certa forma privilegiada do pecador, que levou S. Ambrósio a considerar igualmente excepcional o apelo que lhe foi dirigido. ‘O Senhor chamou o homem e lhe disse: onde estás?’ O justo, que vê o Senhor e vive em sua companhia, não deve esconder-se nem ser por ele procurado, porque está sempre em sua presença. Porém o pecador, que se furta à voz e se oculta no bosque do paraíso, a ele Deus chama: ‘Adão, onde estás?’ Porque ele se esconde, ele tem vergonha. Mas o fato de ser chamado é já sinal de que poderá curar-se do pecado porque Deus chama aqueles de quem tem piedade” (Y. Congar – La Vie Spiritualle – Ed. Beneditina Ltda.).

Pe. João Bosco Vieira Leite