Quinta, 06 de fevereiro de 2020

(1Rs 2,1-4.10-12; Sl 1Cr 29; Mc 6,7-13) 
4ª Semana do Tempo Comum.

“Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem.
Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo” Mc 6,12-13.

“Certa vez um motoboy recebeu a incumbência de entregar um pacote em um determinado endereço. Porém, o despachante lhe deu o endereço errado. Depois de cinco minutos um colega o encontrou e entregou a nota com o endereço certo. O motoboy fez a conversão em uma rotatória e se dirigiu ao local indicado. Nessa grande viagem que é a nossa vida, não importa o endereço em que moramos, o destino planejado por Deus é o Reino do Céu. O caminho é a garantia para entrar no Reino celeste é o próprio Jesus. É importante saber que não há outro caminho! Não há atalhos! O endereço, o mapa, o caminho é revelado nas Escrituras, e o nosso andar é motivado pela fé! Jesus enviou seus discípulos para incitar as pessoas à conversão. Jesus enviou-os para pregarem arrependimento! Jesus enviou seus discípulos para pedir que as pessoas se arrependessem dos seus pecados. Pecado é errar o alvo, é sair do caminho certo. Jesus afirmou: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’ (Jo 14,6). Por isso, a verdadeira conversão é pura e simplesmente voltar para Jesus. Em que caminho você está andando? Você sabe o seu destino? Os indícios de que o mundo está em pecado são evidentes. Tudo está em decomposição. Há guerras e rumores de guerra. Há dores, lágrimas, doenças. Jesus veio curar, amar, ajudar, indicar a direção. Jesus é, ao mesmo tempo, o caminho e aquele que caminha ao nosso lado. Nesse sentido, ele nos convida a observarmos as demais pessoas que caminham. Ele nos pediu para alertarmos aqueles que estão com um endereço errado. Ele pediu que revelemos o caminho da salvação, para que muitos façam a necessária conversão. – Pai de amor. Muitas vezes nos sentimos perdidos, desorientados. Ajuda-nos a nos encontrarmos. Chama-nos constantemente à conversão. Não desista de nós. Continue vindo ao nosso encontro e iluminando nossos caminhos. Amém (Ismar Lambrecht Pinz – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite