Quinta, 27 de fevereiro de 2020


(Dt 30,15-20; Sl 01; Lc 9,22-25) 
Depois das Cinzas.

“Depois Jesus disse a todos: ‘Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo,
tome sua cruz de cada dia e siga-me’” Lc 9,23.

“Nas palavras que antecedem ao texto acima, Jesus fala do sofrimento que lhe estava reservado, a saber, que seria rejeitado pelos anciãos, sacerdotes e escribas de seu povo, que haveria de ser morto e que ressuscitaria. É depois destas afirmações que Ele disse que todos que quisessem vir após Ele teriam que seguir estes passos, a saber: renunciar a si mesmo, tomar sua cruz de cada dia e segui-lo. Renunciar a si mesmo significa colocar o outro acima de si próprio. Isso acontece muito com cristãos. Na hora em que o próximo passa por necessidade, o cristão para de pensar em si mesmo e está pronto para abrir mão de suas férias, por exemplo, para ajudar o necessitado. Sim, renunciar a si mesmo é obediência a Deus, que espera que amemos o próximo como a nós mesmos. O segundo passo é tomar a sua cruz dia a dia. Enquanto muitos, em nossos dias, anunciam que o seguir a Jesus resultará em bênçãos materiais abundantes, em saúde, em felicidade, Jesus mostra que aquele que for atrás dele deverá carregar a sua cruz, mostrando que, na verdade, sua vida não será aquele mar de rosas. Apesar de não ser uma vida sem dificuldades, Jesus nos dá o seu estímulo ao dizer ‘siga-me’. Sim, apesar de nos aguardar um caminho cheio de renúncias e de cruzes, sigamos cheios de fé àquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. No final da estrada, encontraremos a placa que nos fará felizes para sempre, a placa que nos dirá bem-vindos à morada celeste. Sigamos, pois, a Jesus em fé. A vida eterna nos aguarda. Amém. – Bondoso Salvador, ajuda-me na caminhada em que quero te seguir fielmente. Ajuda-me a mim e a todos os cristãos para que não tropecemos, mas mantenhamo-nos firmes na fé até o fim. Em teu nome. Amém (Patrícia de Moraes Mendes de Sousa – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite