Sexta, 13 de dezembro de 2019


(Is 48,17-19; Sl 01; Mt 11,16-19) 
2ª Semana do Advento.

“Isto diz o Senhor, o teu libertador, o santo de Israel: ‘Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis,
te conduzo pelo caminho em que andas” Is 48,17.

“Qual caminho escolher diante de tantos que a vida nos oferece? Para que não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. O que sabemos é que muitas vezes não soubemos escolher, e o resultado foi trágico. Quantos são os jovens hoje, que, sem orientação, escolhem caminhos devastadores, o mundo das drogas, da prostituição, da violência. E não só eles, mas todos sofrem as consequências de atos impensados por quem não teve a orientação necessária para a vida. Como no nosso país há certo descaso pela educação dos jovens, a marginalidade vai aumentando e cada vez mais estamos expostos à violência. Agora nos deparamos com Isaias e a repreensão de Deus à infidelidade do povo. Ao contrário de muitos, este povo tinha uma diretriz, tinha uma lei, um caminho determinado para garantir a segurança e a paz de todos. Mas, em algum momento, este povo esquece de Deus e segue os outros deuses, ou adora imagens ou deposita a sua confiança em coisas ocultas. Israel deixa sua fé e confiança em Deus de lado e segue outro caminho. A verdade e a justiça são abandonadas e cada um passa a acreditar em suas obras e sua capacidade. Parece também que para este povo qualquer caminho serve. E eis que Deus decide colocar ordem na casa. E sua palavra é forte. Primeiro o profeta anuncia quem fala: ‘O Senhor, defensor, o Santo de Israel’. E Deus diz com clareza: ‘Eu sou o Senhor Deus’. Este é o Deus que ensina e que conduz o povo pelo caminho. Não é o povo que escolhe, mas Deus quem determina qual deve ser o caminho. É disso que precisamos para a nossa vida, de um Pai que mostre, que defina qual caminho devemos trilhar. E ainda completa que este caminho é para o nosso bem. É esta disciplina que falta também para jovens que infelizmente não conhecem a Palavra de Deus, não sabem nada sobre a salvação de Jesus. – Mostra-nos, Senhor, o caminho que devemos andar para o nosso bem. Não permita que nos afastemos de ti. Amém (Douglas Moacir Flor – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite