Segunda, 02 de dezembro de 2019


(Is 4,2-6; Sl 121[122]; Mt 8,5-11) 
1ª Semana do Advento.

“Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria
para os sobreviventes de Israel” Is 4,2.

“Quando chegamos ao final de mais um ano, quase que automaticamente fazemos um balanço do ano que passou. E sempre projetando uma nova fase, começamos a buscar subsídios para renovar nossas esperanças. É hora de mudar, de jogar fora as coisas velhas e encontrar caminhos novos. Como somos eternos insatisfeitos, sempre queremos mais. Muitos traçam mapas, fazem um planejamento minucioso e criam uma série de rituais para que as mudanças realmente aconteçam. Os cristãos não são muito diferentes. Eles também pautam as mudanças, buscam por dias melhores, mas os rituais estão baseados na Palavra de Deus. Como é bom quando as nossas esperanças alicerçados na boa notícia da salvação! O povo de Israel também passou por momentos muito difíceis e, com certeza, planejava e depositava suas expectativas na esperança de que dias melhores apareceriam. Mas este povo consultava os seus profetas e via nas profecias uma luz para manter a esperança sempre viva. É bem diferente vivermos e lidarmos com certezas do que com profecias, com coisas que ainda estariam por acontecer. A profecia do rebento do Senhor era um desses fatores de motivação para projetar mais um tempo, era uma ponta de esperança, de expectativa de dias melhores. Se o dia a dia não era fácil, as palavras do profeta serviam como um fio condutor no planejamento futuro daquele povo. E por que diante da certeza vivemos ainda hoje tão inseguros, temos tanto medo e precisamos sempre de novo renovar e fortalecer a nossa fé? Se o povo de Israel conseguia se manter vivo e esperançoso, por que nós, que hoje temos a certeza da salvação, somos tão tímidos e incrédulos? Israel precisava de algo novo como a notícia do rebento. Nós já somos nova criatura em Cristo, mais do que suficiente para renovar as esperanças para o ano que está por vir. – Deus e Pai, como é bom viver de certezas e não somente de profecias. Obrigado pela vida, pelo dia e pela tua presença. Amém” (Douglas Moacir Flor – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite