Segunda, 30 de dezembro de 2019


(1Jo 2,12-17; Sl 95[96]; Lc 2,36-40) 
Oitava de Natal.

“Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência;
mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2,17).

“Bem dizia o sábio Salomão que tudo é vaidade: vaidade das vaidades, tudo é vaidade. E tudo passa. Nossa vida é como um sopro e nossos dias rapidamente vão aos poucos nos consumindo. Está certo que podemos viver até os 70, 80 ou 90 anos, mas mesmo assim a vida passa, e o que levamos? Nós pelo menos temos a oportunidade de escolher que caminho seguir e como conduzir nossa vida da melhor maneira possível. Podemos mergulhar num mundo material onde o consumo é o nosso foco, onde o ter vale mais do que o ser. Mas João fala num mundo para sempre. Para quem? Para aquele que faz a vontade de Deus! Aqui está a profundidade da mensagem do Evangelho. O que buscamos hoje na Palavra de Deus não está reservado apenas para esta vida, mas vale também para a eternidade. Se pensarmos nesta vida apenas seremos os mais infelizes de todos os seres humanos. Mas, se pensarmos na vida eterna, nossa felicidade será completa. Fazer a vontade de Deus é entender o que a sua lei determina. Para isso temos dez mandamentos que mostram muito bem por onde devemos seguir. Mas, para chegar onde queremos, é necessário mais do que ação, é preciso fé no Salvador Jesus. Nas anotações para o próximo ano você pode escrever: fazer a vontade de Deus. Se perguntarem o que você vai fazer no próximo ano, diga: Vou fazer a vontade de Deus! É o princípio para que tudo se realize. Pautar o nosso dia a dia nesta ação é decisão sábia, é mais do que uma terapia, é a solução para todos os seus medos, força para todas as suas fraquezas, alimento e água para toda a sua fome e sede de uma vida mais equilibrada e mais justa. É fazendo a vontade de Deus que você recebe a graça do perdão dos seus pecados e tem a sua fé fortalecida. Assim, o seu final de ano fica mais tranquilo e suas perspectivas para o ano vindouro já são ótimas. – Que bom, meu Deus, saber que o melhor que temos a fazer é a tua vontade. Ajuda-nos sempre a fazer isto da melhor maneira possível. Amém (Douglas Moacir Flor – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite