Segunda, 23 de dezembro de 2019


(Ml 3,1-4.23-24; Sl 24[25]; Lc 1,57-66) 
4ª Semana do Advento.

“... e quem poderá fazer-lhe frente no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe quando ele aparecer? ...” Ml 3,2.

“Malaquias traz uma mensagem dura ao seu povo. Faz uma leitura do que está acontecendo nos seus dias. Reclama que os sacerdotes, que anunciam a Palavra de Deus, têm passado fome, enquanto falsos mestres recebem tudo com abundância. É um profeta que anuncia a vinda do Salvador. Era a esperança do povo por mudanças bruscas. Por outro lado, ele alerta para um povo cheio de pecados e lança a pergunta: Quem poderá suportar o dia da sua chegada? Sim, porque aquele que clama por mudanças, busca rei que o governe com justiça, precisa também olhar para si e para os seus pecados. Malaquias mostra ao seu povo o contraste dos tempos. O que é sem o Salvador e o que será com a vinda do Messias. O povo precisará estar preparado para as mudanças e ciente de que precisará mudar de comportamento. Transporte a mensagem para os nossos dias e veja que também precisamos olhar para dentro de nós e analisar o nosso comportamento diante de Deus. Se buscamos esta aliança, precisamos ser fiéis e seguir os seus preceitos. Acima de tudo é necessário fortalecer a nossa fé e estar dispostos a mudar. Muitas vezes olhamos para os outros, julgamos e criticamos, mas esquecemos que para haver mudança, ela precisa começar dentro de nós. Neste Natal pode haver mudanças. Olhe para o seu coração e busque corrigir aquilo que não está certo. Revise o seu ano e busque mudar aquilo que Deus não gostaria de ver em você. Planeje e projete um novo ano com um coração renovado. É assim que podemos viver a vinda do Salvador, com um coração humilde, prontos a agir como servos de Deus. O profeta esperava mudanças, o povo de Israel também! Assim, nós também queremos mudar, mas precisamos preparar o nosso coração. – Muda, Senhor Jesus, o meu coração, para que eu suporte a tua vinda, pois o pecado me consome. O meu caminho está em suas mãos. Amém (Douglas Moacir Flor – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite