Quinta, 05 de dezembro de 2019


(Is 26,1-6; Sl 117[118]; Mt 7,21.24-27) 
1ª Semana do Advento.

“Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna” Is 26,4.

“Um engenheiro estuda no mínimo quatro anos numa universidade para aprender todos os cálculos necessários para construir um prédio, uma ponte, uma estrada. Qualquer erro pode ser fatal. Tanto que, constantemente, vemos nos meios de comunicação notícias de prédios que desabaram e pontes que não aguentaram o peso de um caminhão ou a fúria de uma enxurrada. O segredo todo está em analisar o solo e calcular a profundidade dos alicerces que manterão a construção em pé. Construir um prédio ou uma casa na areia exige muito mais habilidade do que sobre uma rocha. De certa forma, construir a nossa vida não está muito longe destes princípios. Por isso, a formação do caráter de uma pessoa é fundamental nos primeiros anos de vida. Valores que vêm da família fazem parte deste processo. Depois vem a construção do conhecimento e tudo depende muito da qualidade de escolas e professores. Não são todas as pessoas que têm a mesma sorte de nascerem em berço-edificado. Muitas crianças e jovens são vítimas desta falta de estrutura familiar e religiosa. O profeta Isaias dá uma dica importante ao povo de Israel. Mostra que o fundamento está em confiar no Senhor para sempre. E justifica, dizendo que o Senhor é rocha eterna. Aqui está o sentido, o alicerce. É nesta rocha que construímos a nossa casa, o nosso caráter, os nossos valores. O resultado é uma vida é uma vida bem-alicerçada. É o único caminho possível para quem deseja viver sua vida com Deus, o nosso cuidador, o nosso orientador, o nosso Pai eterno. Melhor ainda é quando a recomendação de Isaias é de que esta confiança deve ser para sempre. É um projeto de vida, é um projeto para a eternidade. – Obrigado, Senhor, porque aqui descubro uma possibilidade real de viver minha vida fiel a tua Palavra. Dá a mesma oportunidade a todos os seres humanos. Amém (Douglas Moacir Flor – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite