Quarta, 11 de dezembro de 2019


(Is 40,25-31; Sl 102[103]; Mt 11,28-30) 
2ª Semana do Advento.

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” Mt 11,28.

“É balsâmica esta palavra: vinde! Ela traz em seu bojo a essência da paternidade, da maternidade e da fraternidade. Ela é acolhida, aconchego, aparo. Por isso Jesus caprichou tanto na conjugação do verbo VIR. Afinal, este parece ser o gerador do verbo IR. Foi através de sucessivos VINDE que Jesus preparou os seus discípulos para o definitivo IDE: ‘Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura’ (Mc 16,15). Para a pergunta sequiosa dos primeiros que o encontraram (‘Rabi, onde moras?’), nada mais esperançoso do que a resposta pronta do Mestre: ‘Vinde e vede’. Venham e façam a experiência: venham demorar e morar (cf. Jo 1,37-39). Para aqueles que experimentaram o cansaço físico e mental das jornadas apostólicas, nada mais gratificante do que o convite do Mestre: ‘Vinde vós sozinhos para um lugar deserto e repousai um pouco’ (Mc 6,31). Para os que palmilham o duro chão da aridez e da secura, nada melhor que um solene apelo: ‘Se alguém tiver sede, venha a mim e beba... e do seu interior correrão rios de água viva’ (Jo 7,37-38). Para os que sentem a força do desânimo após noites e mais noites escuras de pescarias inúteis, que alívio quando alguém os espera na praia, com um cálido: ‘Vinde comer!’ (Jo 21,12). Para quantos arquejam sob o peso da fadiga, da descrença, da desilusão, da decepção, da solidão, da incompreensão; sob o fardo do desemprego, da doença, da perseguição, do desespero... que mensagem mais reconfortante do que esta: ‘Vinde a mim todos, e eu vos aliviarei’? (Mt 11,28). Não é à toa que a Bíblia termina com um ardente ‘vem’ pronunciado em cascata: ‘O Espírito e a Esposa dizem: vem! E quem escutar diga: Vem! ... Quem dá testemunho destas coisas diz: Sim, venho em breve! Amém! Vem, Senhor Jesus!’ (Ap 22,17-20). – Senhor, tapai meus ouvidos para não ouvir os tentadores ‘vinde’ de tantas sereias que infestam o mar da nossa vida, pois estou totalmente comprometido convosco. Amém (Ralfy Mendes de Oliveira – Graças a Deus [1995] – Vozes). 

Pe. João Bosco Vieira Leite