Terça, 26 de novembro de 2019


(Dn 2,31-45; Sl Dn 3; Lc 21,5-11) 
34ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus respondeu: ‘Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo:
‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente’” Lc 21,8.

“Eu que estou escrevendo a mensagem que você está lendo, ao longo de minha vida somente vi uma pessoa afirmar ser Jesus. Esta pessoa, ainda hoje, aparece de vez em quando em alguns programas da TV brasileira. Jesus, já há quase 2.000 anos atrás, chamou a atenção dos seus seguidores para o fato de que falsos Cristos haveriam de vir e que, por isso, eles deveriam cuidar para não serem enganados. Hoje, falsos profetas ainda surgem por aí. Como podemos identificá-los? Pela sua falta de fidelidade ao que a Bíblia Sagrada ensina, razão pela qual nós somos sempre de novo incentivados ao estudo da Palavra de Deus. Lembro-me que, no ano de 1999, muitas pessoas temiam a chegada do ano 2000. E por quê? Porque se dizia que, segundo as previsões de Nostradamus, que nunca afirmou ser Jesus, o mundo então acabaria. O medo que isso provocou no coração de muitos fez com que muitos se suicidassem. Não nos deixemos enganar por nenhum falso Cristo ou por alguém que queira afirmar que tal dia terminará o mundo. Sigamos confiando no Salvador Jesus e examinando os seus ensinamentos contidos na Bíblia. Assim, com a ajuda dele, seguiremos firmes até o fim, sem nos desviarmos dele. Amém. – Senhor, agradeço-te, de coração, que posso examinar a tua Palavra que é uma ‘lâmpada para os meus pés e uma luz para os meus caminhos’. Permita que eu continue a ter prazer no seu estudo. Ajuda-me para que recebendo de ti, através dela, fortalecimento para minha fé, eu continue seguindo sem ser enganado por nenhum falso profeta. Ouve-me, por amor de ti mesmo. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes). 

 Pe. João Bosco Vieira Leite