Segunda, 11 de novembro de 2019


(Sb 1,1-7; Sl 138[139]; Lc 17,1-6) 
32ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus disse a seus discípulos: ‘É inevitável que aconteçam escândalos.
Mas ai daquele que produz escândalos!’” Lc 17,1

(Esta oração foi dita em todos os dias, durante 30 anos, por um sacerdote)
“Para tua glória, Senhor, concede-me a graça de nãos sentir senão um só sofrimento: o de fazer sofrer; e uma só alegria: a de ajudar meus irmãos a ser menos infelizes.
Para que meus irmãos sejam menos infelizes, concede-me, Senhor, um espírito flexível, a fim de que eu aceite parecer fraco ou sem defesa, em vez de afligir ou de quebrar os outros.
Concede-me, Senhor, um espírito reto, a fim de que não interprete jamais a mal a aflição que me fazem.
Concede-me um espírito simples, a fim de que eu não seja um peso para aqueles que me rodeiam.
Concede-me, Senhor, um coração ardente, a fim de que eu fique aberto àqueles que me rodeiam.
Concede-me, Senhor, um coração humilde, a fim de que eu não me endureça diante das críticas, dos processos desleais, dos juízos duros e precipitados.
Concede-me um coração largo, a fim de que eu persevere apesar da fadiga e apesar da ingratidão.
Concede-me uma vontade paciente, a fim de que meus irmãos sejam felizes apesar dos seus defeitos, apesar da sua fraqueza.
Concede-me uma vontade irradiante, a fim de que em torno de mim ninguém se desencoraje, ninguém desespere. Concede-me que jamais julgue sem prova e que sempre julgue com misericórdia.
Concede-me, sobretudo, que eu saiba escutar, saiba adivinhar, saiba perdoar.
A fim de que meus irmãos sejam menos infelizes” (Uma humilde oração – Lectures pour chaque jour de l’anée – Ed. Beneditina Ltda.).

Pe. João Bosco Vieira Leite