Quarta, 20 de novembro de 2019


(2Mc 7,1.20-31; Sl 16[17]; Lc 19,11-28) 
33ª Semana do Tempo Comum.

“Ele respondeu: ‘Eu vos digo, a todo aquele que já possui será dado mais ainda;
mas àquele que nada tem será tirado até mesmo o que tem’” Lc 19,26.

“A parábola que Jesus contou mostra o que Ele aguarda que os seus seguidores façam no período de sua ausência entre nós e o dia de sua volta, a saber: que usem os dons que dele receberam para que seu Reino cresça. Dons, cada um de nós tem. Tem gente que tem o dom de liderar, outros de cantar, outros de tocar algum instrumento de louvor, outros de manter a igreja em ordem e limpa, outros de ensinar, e por aí vai. Todos os dons devem cooperar numa coisa: na pregação do Evangelho que faz com que a igreja cresça pela ação do Espírito Santo. A pergunta que precisa ser feita para todos nós é esta: Estamos usando os dons que Deus nos tem confiado? Temos empenhado todo o nosso esforço para que a Igreja de fato cresça em número? Estamos realmente fazendo o melhor que podemos para que mais gente conheça a Jesus e venha a crer nele? Jesus um dia voltará e pedirá prestação de contas. O que acontecerá conosco? Seremos abençoados ou Ele tirará tudo de nós por não termos administrado de modo correto o que Ele nos confiou? A parábola de hoje mostra-nos que Deus, embora seja amor, também é justo juiz. Mantenhamo-nos, pois, fiéis, usando os dons recebidos de maneira sábia para que seu Reino cresça enquanto Ele não retorna. Amém. – Perdoai-me, Senhor, porque nem sempre tenho sido fiel no que diz respeito aos dons que me deste para administrar. Auxilia-me, com tua Palavra, para que eu permaneça alerta e me esforce a fazer tua vontade com amor. Permita que eu tenha alegria e prazer em te servir, respondendo com meu serviço ao teu amor que em Cristo me perdoa e salva. Ouve-me, por causa de Jesus. Amém” (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).  

 Pe. João Bosco Vieira Leite