Quinta, 28 de novembro de 2019


(Dn 6,12-28; Sl Dn 3; Lc 21,20-28) 
34ª Semana do Tempo Comum.

“Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça,
porque a vossa libertação está próxima” Lc 21,28.

“Segundo vários interpretes da Bíblia, o contexto bíblico de hoje retrata duas situações diferentes: a destruição de Jerusalém, que aconteceu em 70 d.C., e o fim dos tempos, quando Cristo retornará e acontecerá o julgamento final que separará eternamente os cristãos dos descrentes. As coisas antecederão o retorno de Cristo são, em certo sentido, chocantes: sinais no sol, lua, estrelas e terra, angústia entre as pessoas por causa do bramido do mar e das ondas, gente desmaiando de terror (Lc 21,25-26).  Contudo, apesar disso, os cristãos que estiverem vivos então, ao invés de pavor sentirão alívio. E por que? Porque saberão através dos sinais que a vinda de Cristo está chegando, vinda que para eles será sinônimo de libertação. Sim, quando o nosso Salvador retornar, os que nele estiverem crendo serão finalmente libertos de todo e qualquer sofrimento e não mais estarão sujeitos a desprezo e perseguições por causa de sua fé, porque serão levados para junto de Deus, na vida eterna. Que você e eu prossigamos nossa vida com ânimo, erguendo as nossas cabeças, sem termos vergonha do que cremos. Sim, lembremo-nos de que a libertação final, a cada dia que passa, está mais próxima. Por isso, continuemos a orar com confiança: Venha o vosso Reino. Amém. – Senhor, dá-nos a capacidade para que possamos identificar os sinais da tua vinda. Que eles, ao invés de nos apavorarem, nos auxiliem dando-nos o consolo de que, com a tua volta, estaremos libertos para sempre do pecado e de suas consequências maléficas. Em teu nome o pedimos. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes). 

Pe. João Bosco Vieira Leite