Quinta, 7 de novembro de 2019


(Rm 14,7-12; Sl 26[27]; Lc 15,1-10) 
31ª Semana do Tempo Comum.

“Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos.
Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor” Rm 14,8.

“Enquanto alguns estão hoje nascendo para a vida, outros estão da vida, nesta terra, saindo. Aliás, a morte é talvez a realidade mais dura que nós, seres humanos, enfrentamos. Ver um ente querido sendo morto por um ladrão na frente de casa dói, dói muito. Ver um ente querido morrendo num leito de hospital, depois de meses de luta contra um câncer, dói, mas por vezes traz consigo um sentimento de alívio. A morte, que por vezes é vista como perda, para nós cristãos, é ganho. E por que? Porque cristãos, assim como vivem para o Senhor, fazendo o que fazem para sua honra e glória, sabem que, no momento da partida de uma pessoa querida deste mundo, ela parte para a vida ao lado do próprio Deus, onde não haverá mais lágrima de dor, onde haverá alegria e felicidade eternas. E como sabem disso? Porque acreditam nas promessas de Jesus, seu Salvador, que afirmou, entre outras coisas, o que segue: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá’ (Jo 11,25); ‘Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim’ (Jo 14,6); ‘Eu vivo, vós também vivereis’ (Jo 14,19). Sim, entre nós há também tristeza quando perdemos alguém muito querido. A saudade que iremos sentir deixa-nos tristes também. No entanto, temos o consolo do reencontro prometido, da vida sem fim no lugar que costumamos chamar de céu, na presença do próprio Deus. Que cada um de nós possa continuar, pela fé, vivendo no Senhor para que, ao partir, deixe para os seus o consolo de que estará morrendo nele para esta vida, mas nascendo nele para a vida eterna. Amém. – Senhor Deus, agradeço-te porque sou teu filho, pela fé em Jesus. Peço-te que fortaleças minha fé para que, em resposta ao teu amor, sempre viva para ti. Permita que isso continue até o momento de minha morte, para que então eu morra em ti para a vida eterna. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).  

Pe. João Bosco Vieira Leite