Terça, 10 de setembro de 2019


(Cl 2,6-15; Sl 144[145]; Lc 6,12-19) 
23ª Semana do Tempo Comum.

“Com Cristo fostes sepultado no Batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé
no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos” Cl 2,12.

“Conhecemos a história de Paulo. O encontro com Cristo transformou profundamente a sua vida, o seu jeito de crer e de viver. A experiência que ele viveu no caminho para Damasco ‘abriu os seus olhos’, deu-lhe uma nova esperança e uma nova alegria (At 9,3-18). Sentia-se movido não mais por uma letra, mas pela força do Espírito (2Cor 3,6); sentia-se um novo homem e compreendia tudo de uma nova maneira: a vida, o Mistério divino, a sua própria missão como crente (Ef 3,17-20). E foi esse encontro com o Senhor no caminho para Damasco que orientou a sua missão junto às comunidades. Ele queria muito que as outras pessoas experimentassem aquilo que ele experimentara, e por isso escreveu aos colossenses: ‘vivam como cristãos e deixem-se conduzir pela força do Ressuscitado’ (cf. Cl 2,6-15). Paulo tinha essa certeza. O encontro com Cristo significa para ele o começo de uma vida nova; como ele mesmo dizia às comunidades: ‘Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas passaram’ (2Cor 5,17). Você, leitor, consegue compreender a força e o alcance dessas palavras? Em algum momento de sua vida já teve alguma sensação semelhante? Para o apóstolo, isso era mais do que um discurso, era uma realidade viva e poderosa. Depois de Damasco, ele não poderia continuar a ser a mesma pessoa; ou, melhor ainda, ele não conseguiria mais ser a mesma pessoa – ‘Ai de mim se eu não anunciar o evangelho!’ (1Cor 9,16). Na oração de hoje, caro leitor, peça ao Senhor um novo olhar e um novo entendimento sobre as realidades que estão à sua volta. Mas, acima de tudo, peça a graça de ser uma nova criatura e experimentar com ele uma nova vida, renovada por sua misericórdia e conduzida pela força do seu Espírito. – Cria em mim, Senhor, um coração que seja puro, e dá-me de novo um espírito decidido (Sl 51,12). Amém.    (Marcos Daniel de Moraes Ramalho – Meditações para o dia a dia[2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite