Quinta, 19 de setembro de 2019


(1Tm 4,12-16; Sl 110[11]; Lc 36-50) 
24ª Semana do Tempo Comum.

“Ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza” 1Tm 4,12.

“Pessoas maduras, balançando a cabeça, lembram-se das bobagens feitas na juventude: impetuosidade, pressa de concertar tudo de uma vez, timidez e, sobretudo, falta de experiência. No trata com as pessoas mais velhas fica estampado claramente o último aspecto. Muitas vezes, o jovem, caldo, seria um filósofo, conforme o ditado latino, ou ainda, conforme Romário ao se referir a Pelé (já nada jovem), um poeta. No caso de Timóteo, porém, o problema não eram as possíveis cabeçadas que ele, jovem, poderia cometer: era o conceito que os mais velhos poderiam ter sobre ele. Também isto é verdade: pessoas mais velhas podem não aceitar a exortação de alguém mais jovem mesmo estando esse jovem absolutamente certo. Ora, numa sociedade, como a antiga, sem grandes mutações comportamentais ou tecnológicas, os velhos eram mais considerados porque detinham os conhecimentos, e os jovens eram sempre os aprendizes. Imaginem, então, um jovem em destaque dentro de uma congregação cristã (...). Por isso, o Apóstolo Paulo se volta para o pupilo Timóteo, exortando-o a se tornar modelo para todos os fiéis nas virtudes cristãs fundamentais. Isso, é claro, não o impedia de ser jovem e agir como tal. Vemos hoje em dia como é salutar haver líderes jovens dentro das igrejas. Igrejas assim vibram de alegria, cantam com entusiasmo e transpõe sua fé para fora das paredes dos templos. O ser jovem é uma bênção, mas só pode sê-la se houver no seu comportamento retidão no falar e viver calcados na fé e no amor. – Senhor, dá aos jovens a maturidade da fé e aos velhos a novidade do amor e do respeito para com os jovens que estão no corpo de Cristo. Pedimos-te isso para o teu evangelho ser distribuído igualmente em qualquer idade com a mesma graça e amor. Amém (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes). 

 Pe. João Bosco Vieira Leite