Quinta, 26 de setembro de 2019


(Ag 1,1-8; Sl 149; Lc 9,7-9) 
25ª Semana do Tempo Comum.

“Então Herodes disse: ‘Eu mandei degolar João. Quem é esse sobre quem ouço falar essas coisas?’
e procurava ver Jesus” Lc 9,9.

“Podemos também colocar-nos a pergunta de Herodes no evangelho: ‘Quem é para mim Jesus Cristo?’ Vemo-l’O frequentemente como um modelo a imitar. Mas reparamos que é um modelo altíssimo, inacessível para as nossas débeis forças humanas. Com efeito, quem poderá amar como Ele amou? Então, pensamos talvez que o Cristianismo é na realidade uma religião para pessoas particularmente dotadas no espírito, mas não para quem todos os dias deve combater as suas fraquezas em casa, no trabalho, nos estudos. [...] Porventura, descobrimos que – como Herodes – não conhecemos quem é Jesus verdadeiramente. Então, o único caminho para o conhecermos é o da fé. [...] Acerca das perguntas que dizem respeito à identidade de Jesus, como acerca das perguntas fundamentais da vida, corre-se um risco enorme: fecharmo-nos a procurarmos sozinhos, sem diálogo com os outros, as nossas respostas. A vida numa comunidade cristã, pelo contrário, ajuda no encontro com os irmãos e irmãs que nos podem dar uma mão. Naturalmente ninguém pode substituir-nos, mas é importante que não façamos perguntas a nós mesmos e encontremos respostas, sempre voltados para nós próprios como, afinal, fez Herodes; assim arriscamo-nos a decapitar a verdade ou que nos fala dela. – Senhor Deus, fonte de vida e Senhor do tempo, ensina-nos a aceitar a precariedade da nossa vida como convite a descobrirmos nas nossas comunidades o Rosto do vosso Filho Jesus Cristo, caminho, verdade e vida” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado – Paulus).

Pe. João Bosco Vieira Leite